segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Macro

Boa noite! Hoje irei postar algumas fotos dos detalhes das miniaturas, que muitas vezes passam despercebidos por nós. Vamos a elas:

  • Ferrari 458 Italia - Pininfarina


  • Range Rover Sport




  • Audi RS6 Avant

  • Dodge Challenger SRT8


  •  '65 Ford Mustang Fastback e '70 Chevy Nova SS

  • Lamborghini LP560-4


  • Land Rover Discovery

domingo, 30 de dezembro de 2012

Burnout! - '09 Jaguar XK

A Jaguar é uma marca britânica conhecida mundialmente por saber conciliar luxo e esportividade em seus automóveis. Possuir um carro desta marca na garagem não é pra qualquer um, a não ser que seja em miniatura!

O Jaguar XK é um autêntico luxuoso Gran Turismo, com acabamento de primeira qualidade: bancos de couro amaciado, detalhes de raiz de nogueira e tapetes de lã de carneiro. Seu motor V8 com 32 válvulas gera 420 cavalos de potência. Alcança os 100km/h em apenas 5,2 segundos, e é capaz de chegar aos 250km/h. Como já dizem os proprietários de carros da marca: "Não basta ter dinheiro para guiar um Jaguar. É preciso também muita classe."

No meu caso, bastou persistência para que eu pudesse adqurir um modelo XK. Claro, em miniatura.
Fabricado pela High Speed e importado pela California Toys, o modelo na escala 1/64 é notável, bem como seu irmão maior. Grade com detalhes cromados, rodas iguais às do modelo 1/1, pneus de borracha, faróis e lanternas traseiras em acrílico, e é claro, um belo acabamento. Resolvi então estreá-lo: Burnout!





Ficha Técnica:
  • Motor: Dianteiro, longitudinal, 4.2 litros, 8 cilindros em V, 32 válvulas.
  • Potência: 420 cv a 6.250 rpm
  • Torque: 57,1 kgmf a 4.000 rpm
  • Velocidade Máxima: 250 km/h (controlada eletronicamente)
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 5,2 s


Carrinho x Miniatura

Colecionar miniaturas é coisa séria. Se você é um colecionador, com certeza já ouviu pérolas como "quanto carrinho junto", "pra que você faz isso?", "você não tem nenhum repetido", "brinca de carrinho até hoje?", dentre inúmeras outras. E algo que irrita muitos colecionadores, é chamar uma "miniatura" de "carrinho". Carrinho é para criança, miniatura é para gente grande. Outra coisa que separa um carrinho de uma miniatura, é o preço. Creio que um pai não pagaria R$80,00 em uma mini de 2004, série especial, para dar a seu filho de 5 anos para brincar. Enfim...
Resolvi postar sobre o assunto, após ser chamado de doido (Você pagou R$50,00 num carrinho? Você é doido...) para mostrar algumas diferenças básicas, que só quem entende e gosta, valoriza. O carro escolhido é o Honda Civic Si, modelo de 2001.


2001 Hot Wheels Mainline - First Editions - Honda Civic Si




2003 Hot Wheels 100% - Honda Civic Si




A diferença entre as miniaturas é muito grande. O mainline é básico, com pouquíssimos detalhes, enquanto o 100% possui pneus de borracha, rodas diferenciadas, faróis e lanternas em acrílico, retrovisores, além de abrir o capô. Ambos são fantásticos, porém uma série especial e mais cara possui um custo/benefício maior. Afinal, para colecionadores de miniaturas 1/64, os detalhes são tudo!


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

'07 Chevy Silverado


Como meus amigos bem sabem, sou um "Cheveyro", apaixonado pela GM/Chevrolet. I love Chevrolet Spin, Chevrolet Agile, Chevrolet Spark!! Tirando a GM do Brasil, que ultimamente só me decepciona com lançamentos cada vez mais catastróficos, bem diferente da GM dos EUA. Enfim, como não temos a Silverado a tempos sendo vendida no Brasil, tive que me contentar com versões em miniatura. Este é o modelo lançado em 2007, First Editions (miniaturas que aparecem pela primeira vez na linha básica da Hot Wheels). Estes F.E. me chamam bastante atenção, pois geralmente se parecem bem com o modelo 1/1. Não é bem o caso destas Chevy Silverado, que ganharam uma pequena customizada em relação ao modelo original.


Estas são duas das 3 variações que saíram do modelo original, que é laranjado e que não consegui para minha coleção. Mas me apaixonei pela preta!




Em construção

Inicialmente, eu havia deixado o blog sem uma capa, o que não era nada interessante. Resolvi então fazer uma capa provisória, (que não me agradou muito) enquanto penso e elaboro uma nova e bem feita. Por enquanto deixarei assim.


Subaru WRX STI

Bom, vou começar com uma miniatura que, para mim, foi uma das melhores mainlines da Hot Wheels de 2012: o Subaru WRX STI.
Sendo um modelo básico, pode ser encontrado facilmente não tão facilmente nas gôndolas por apenas R$5,99. Ele possui uma variação de cor em vermelho, que não me agradou, porém muito mais fácil de se conseguir. O modelo apresenta um casting muito bem feito! Peca apenas em alguns detalhes como a falta de faróis, grade dianteira, logotipo e lanternas traseiras. Lembrando que estamos falando de um modelo básico, que tem uma tiragem alta para ser distribuído pelo mundo!
Apesar disso, não foi tão fácil conseguir essa versão azul, first editions. Foram várias lojas visitadas até eu poder encontrá-lo! Tão logo comprado, foi passear um pouco...


 
 

Ficha Técnica:
  • Motor: Dianteiro, longitudinal, 2.5 litros, 4 cilindros horizontais e contrapostos (boxer), 16 válvulas.
  • Potência: 310 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 41,5 kgfm a 4000 rpm
  • Velocidade Máxima: 250 km/h (de acordo com a Subaru)
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 6,3 s

O início

Olá maníacos por minis!! Me chamo Matheus Lourenço e coleciono miniaturas de automóveis, principalmente na escala 1/64. Um pouco diferente de muitos colecionadores mais velhos, que conservam suas minis lacradas, gosto de abrir os blisters, pegar nos carrinhos, observar cada detalhe e até mesmo fotografar. Não, não sou um fotógrafo profissional (ainda), mas possuo uma noção básica adquirida tanto em aulas teóricas e práticas, quanto pela internet. Há menos de 3 dias para o fim do ano de 2012, (sim, mais uma vez o mundo não acabou) resolvi criar um blog para que eu possa mostrar um pouco do meus hobbys: colecionismo e fotografia! Espero que gostem!

 
 


Bem, estas são algumas das primeiras fotos que fiz e que ainda tenho guardadas em meu PC. Bem mal feitas por sinal. Utilizando câmera VGA de um celular, mal enquadradas, sem respeitar uma distância entre a "câmera" e o assunto... a lista de defeitos é grande. Provavelmente tiradas em 2008, quando eu ainda não possuia uma câmera. Mas com o passar do tempo, adquiri uma compacta, além do gosto pelo hobby: fotografar miniaturas. Hoje procuro sempre aprender mais, para poder melhorar minhas técnicas e conseguir fazer fotos que me agradem, o que é raro, já que sou "um pouco" exigente comigo mesmo. Aguardem as próximas postagens!